Startup incubada pela Fábrica de Startups vence StartUp Europe Awards, em Sófia

A portuguesa Live Electric Tours, incubada pela Fábrica de Startups, foi esta quarta-feira galardoada com o prémio de melhor startup da Europa, na categoria de Turismo, na final dos StartUp Europe Awards, em Sófia, Bulgária.

 CEO da Live Electric Tours, Djalmo Gomes, com a Comissária Europeia de Economia Digital e Sociedade, Mariya Gabriel, e com o Diretor da StartUp Europe Accelerator e da Fundação FINNOVA, Juan Manuel Revuelta.

CEO da Live Electric Tours, Djalmo Gomes, com a Comissária Europeia de Economia Digital e Sociedade, Mariya Gabriel, e com o Diretor da StartUp Europe Accelerator e da Fundação FINNOVA, Juan Manuel Revuelta.

A Live Electric Tours, incubada pela Fábrica de Startups, foi esta quarta-feira reconhecida como a melhor startup da Europa, na categoria de Turismo, na grande final dos StartUp Europe Awards, durante a Startup Europe Summit 2018, que está a decorrer em Sófia, Bulgária.

O diploma, que reconhece a portuguesa Live Electric Tours como a melhor startup europeia na área do Turismo nos StartUp Europe Awards, foi entregue pela Comissária Europeia de Economia Digital e Sociedade, Mariya Gabriel, na presença do Primeiro-Ministro da Bulgária, Boyko Borissov, entre outros.

Em entrevista à Fábrica de Startups, o CEO da Live Electric Tours, Djalmo Gomes, diz que este prémio é um “reconhecimento” e uma “validação internacional do produto”, trazendo-lhes “visibilidade” para a empresa, “como marca”. Djalmo acrescenta que a nível internacional ainda não têm uma marca conhecida e esperam que este prémio lhes “traga essa visibilidade”. Ao mesmo tempo, “também funciona como motivação para a equipa”, diz.

Quando questionado sobre o motivo pelo qual a Live Electric Tours terá sido escolhida como uma das grandes vencedoras dos StartUp Europe Awards, Djalmo responde que o seu projeto “é aquele que junta tudo o que o júri procurava, isto é, mobilidade, inovação, sustentabilidade, tecnologia e escalabilidade”. “Entre os dez projetos que estavam a concurso, éramos os únicos que reuníamos estas condições”, acrescenta.

Para o CEO da Live Electric Tours, o Tourism Explorers, programa de aceleração de startups realizado pela Fábrica de Startups e o Turismo de Portugal, “foi importante, porque foi a primeira vez que pudemos validar o produto”. “Nestes programas nós conseguimos contactar com outros agentes, do turismo ou não, e partilhar experiências”, conclui Djalmo.

 CEO da Live Electric Tours, Djalmo Gomes, com o  Operations Manager  da Fábrica de Startups, André Faria.

CEO da Live Electric Tours, Djalmo Gomes, com o Operations Manager da Fábrica de Startups, André Faria.

A Live Electric Tours é uma startup que oferece uma experiência de self-drive em viaturas 100% eléctricas, para turistas, na cidade de Lisboa. Os veículos estão equipados com GPS Audio Guide, Wi-Fi, internet hotspot e Facebook Live, de forma a melhorar a experiência turística em Lisboa e facilitar a partilha da mesma com família e amigos através de redes sociais.

A cerimónia final dos StartUp Europe Awards, no dia 15 de novembro, foi presidida pela Comissária Europeia de Economia Digital e Sociedade, Mariya Gabriel, e contou, entre outros, com a presença do Presidente da Startup Portugal e “business angel” da Europa, Simon Schaefer.

Os StartUp Europe Awards são uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia e pela Fundação Finnova, em parceria com a Startup Europe e têm como objetivo premiar as 18 startups mais bem-sucedidas, de 16 países do território europeu.