Startup da Covilhã vence segunda edição do Tourism Explorers

A startup ARTIST é a grande vencedora da segunda edição do Tourism Explorers, o maior programa nacional de criação e aceleração de novas startups, na área do turismo. Arrecadou um prémio no valor de 10.000€ e bilhetes para o Web Summit.

 Carlos Abade, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, entregou o prémio à ARTIST.  © Rute Moreira

Carlos Abade, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, entregou o prémio à ARTIST.

© Rute Moreira

O prémio desta segunda edição do Tourism Explorers vai diretamente para a Covilhã, mais propriamente para a plataforma ARTIST, que arrecadou, assim, um prémio no valor de 10.000€ e bilhetes para o Web Summit. Trata-se de uma ferramenta, desenvolvida pela Wicked Cat Interactive, que tem como objetivo ajudar a promover e dinamizar espaços, de forma imersiva e inovadora, através de tecnologias de realidade aumentada, geolocalização e gamificação.

Em declarações à Fábrica de Startups, após a entrega dos prémios, o CEO da Wicked Cat Interactive, Pedro Pereira, confessou-se surpreso com a vitória, pois apesar de acreditar no seu projeto, reconhece que a concorrência era forte.

Para Pedro Pereira este prémio vai ser “uma ajuda financeira” para conseguirem “manter a empresa nesta fase inicial”, enquanto começam “a efetuar as primeiras vendas”.

Para já, o “próximo passo vai ser estabelecer parcerias com entidades e outras empresas”, de forma a que mais potenciais clientes possam conhecer os seus serviços e, consequentemente, crescer, diz o CEO da ARTIST.

Em segundo lugar ficou a Visit Foods, uma startup de Coimbra que tem como objetivo ajudar os consumidores a encontrar restaurantes, através das suas plataformas de comunicação. Receberam também bilhetes para o Web Summit.

 António Lucena de Faria, Fundador e CEO da Fábrica de Startups, entregou o prémio à Visit Food.  © Rute Moreira

António Lucena de Faria, Fundador e CEO da Fábrica de Startups, entregou o prémio à Visit Food.

© Rute Moreira

A WePark, de Lisboa, foi a vencedora do projeto mobilidade e irá representar Portugal e o ACP - Automóvel Clube de Portugal no concurso internacional FIA Smart Cities. Esta startup oferece um serviço que permite reservar um motorista para estacionar os veículos dos condutores.

 Rosário Abreu Lima, Diretora de Comunicação Institucional da ACP - Automóvel Club de Portugal, entregou o prémio à WePark.  © Rute Moreira

Rosário Abreu Lima, Diretora de Comunicação Institucional da ACP - Automóvel Club de Portugal, entregou o prémio à WePark.

© Rute Moreira

A grande final nacional do Tourism Explorers decorreu em Aveiro, no PCI Creative Science Park, num evento onde participaram 16 startups de todo o país.

O Tourism Explorers é uma iniciativa da Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, que tem como objetivo promover o empreendedorismo em Portugal, através da criação e apoio ao desenvolvimento de novas startups relacionadas com o setor do turismo.

O programa de 2018 decorreu, em simultâneo, em 12 cidades do país (Porto, Lamego, Aveiro, Covilhã, Coimbra, Castelo Branco, Caldas da Rainha, Abrantes, Lisboa, Beja, Faro e Angra do Heroísmo), entre 12 de setembro e 31 de outubro.