Alexandre Teixeira dos Santos

ats (1).jpg

Responsável pela estratégia Cloud do grupo PT, pela coordenação da sua implementação em diferentes áreas geográficas, pela gestão de parceiros estratégicos nesta área e pelo programa de apoio a startups – Blue Start. Foi também responsável pelo desenvolvimento de produto para PME’s e pelo desenvolvimento de negócio na SAPO. Anteriormente, desempenhou funções de natureza financeira na PT. Em resumo, 15 anos de experiência nas Telecomunicações (wireline e wireless), Internet (acesso e conteúdo), Multimédia (televisão paga, audiovisuais, cinema, rádio e jornais) e Serviços Partilhados/BPO. Competências técnicas em corporação financeira, avaliações DCF, construção de um modelo de negócio, planeamento financeiro e análise, gestão e desenvolvimento do produto, análise estratégica, avaliação organizacional e de processos, e gestão de projeto. Competências pessoais desenvolvidas em gestão de equipa, capacidades analíticas e de apresentação. Apaixonado por tecnologia, internet, empreendedorismo e inovação.

Carla Pimenta

cp.jpg

É responsável pelo Empreendedorismo e Incubação de Negócios na EDP e coordena várias iniciativas empreendedoras como, por exemplo, o EDP Starter (incubadora para startups de CleanTech e energia), o Prémio de Inovação EDP e o Fablab EDP. Em 2008, juntou-se à EDP Ventures, fundo de capital de risco do grupo EDP, como gestora de investimento. Tem experiência em investimentos na área de CleanTech, como, por exemplo, a energia gerada offshore, solar (PV, HCPV, CSP), vento e energia eficiente.

Anteriormente, trabalhou em M&A (indústrias Telco, Media e IT) no Banco Espírito Santo de Investimento. Carla é licenciada em Economia pelo ISCTE e tem um MBA pelo ISCTE/Columbia University, em Nova Iorque.

Caroline Phillips

cp4.jpg

Dinâmica profissional de marketing e de gestão com sucesso comprovado, e 18 anos de experiência na indústria de IT com a Microsoft, a trabalhar em múltiplas áreas geográficas, incluído Reino Unido e subsidiárias na Irlanda, Europa Ocidental e na sede da EMEA, onde trabalhou com app developers e profissionais de IT inspirando e ajudando a serem bem-sucedidos na plataforma Microsoft. Caroline tem 4 anos de experiência em Marketing para consumidores com a Eurotunnel e Budget Rent a Car. Pela paixão por tecnologia e startups, Caroline tem a ambição profissional de ajudar e encorajar futuras gerações de mulheres e estudantes a entrar na indústria IT, ajudar empreendedores técnicos a tornar startups em empresas bem-sucedidas.

DUARTE FERREIRA

Executivo com sólida experiência de liderança a nível nacional e internacional em diferentes sectores de actividade B2B e B2C: água & ambiente, energia & renováveis, utilities, agro-indústria, indústria, grande consumo. Experiência negocial significativa no âmbito da administração pública (nacional e internacional) e demais órgãos de regulação sectoriais. Diversos prémios de performance ganhos em multinacionais de referência como ITT/Xylem, General Electric ou Unilever onde construiu a sua carreira. Duarte tem uma licenciatura em Gestão de Empresas pela Universidade Católica Portuguesa e um MBA do IESE Business School / Kellogg School of Management. A formação é complementada com o Programa Alta Direcção Empresas – PADE - da AESE Business School.

Hugo Gonçalves Pereira

Experiente profissional em venture capital com 14 anos de experiência em todas as fases de investimento adquirida por múltiplos países europeus. Atualmente, é Diretor da Shilling Capital Partners, ASK Private Equity e Mogope SGPS, focado em seed capital, early stage capital e growth capital, respetivamente. Antes de regressar a Portugal, Hugo passou 5 anos a trabalhar em venture capital em Londres, com €50M em fundos early stage financiado pela Virgin e um fundo de desenvolvimento de €730M financiado pela Investor AB. É licenciado em Gestão pela Universidade Católica e tem um MBA pela Harvard Business School.

João Perre Viana

jpv.jpg

João desenvolveu a sua atividade profissional por mais de 15 anos como gestor, consultor e professor, tendo posições sénior na J. Walter Thompson, Duval Guillaume, Leo Burnett, Brandia Central, Education Group e Zwela Group. Ele trabalhou em 9 países, essencialmente na Europa Ocidental e Oriental, Ásia Central e, recentemente, em África.

Tem o mestrado de Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa (1997) e um MBA pela Vlerick Leauven Ghent Management School (2003) na Bélgica; em paralelo com a sua atividade profissional concluiu uma pós-graduação em Marketing pela IPAM em 1999 e uma pós-graduação em Gestão pela DEG-ISCTE em 2000.

É um dos fundadores da LeonardShop, um pequeno investimento que detém participação em várias empresas como, por exemplo, Wine with Spirit, U-First and Lincubator, entre outros.

João dá também aulas de Empreendedorismo, como convidado, na Kyiv Mohyla Business School em Kiev, na EADA em Barcelona e na LvBS and Institute of Leadership em Lviv.

José Carlos Cabral

jcc 1.png

Trabalha na área de desenvolvimento de software há mais de 35 anos. José fez o seu primeiro software comercial aos 17 anos com um amigo. Durante a sua carreira, trabalhou em empresas nacionais e internacionais, destacando a Hewlett Packard onde trabalhou como Engenheiro de Sistemas e Software. Em 1996, criou a sua empresa de consultoria em IT, Querie. Mais de 10 anos de experiência em análises e design de sistemas para telemóvel. José Carlos Cabral traz para o projeto Energia de Portugal conhecimentos de desenvolvimento de soluções para telemóvel, gestão e planeamento do negócio.

Colocar uma App no mercado é fácil, o segredo está no como ganhar dinheiro com isso. Planear e chegar ao mercado para o sucesso financeiro é o resultado do estudo e experiência que é transmitido em equipas no Energia de Portugal. José é um veterano no Energia de Portugal estando presente como mentor desde a primeira edição.

José Guerreiro de Sousa

José Guerreiro de Sousa

Principal na ESVentures com mais de 10 anos de experiência, segue a maioria da tecnologia de informação e empresas numa fase inicial, com investimento dos fundos da ESVentures. Sente-se confortável a discutir modelos de negócio de ventures tecnológicas, dado o seu conhecimento adquirido no MBA e pelo seu passado em Engenharia de computador e sistemas no IST (Lisboa). A sua anterior experiência com uma startup de  IT, que cresceu e tornou-se uma empresa cotada na Bolsa, mostrou-lhe os problemas que as empresas enfrentam no seu processo de crescimento.

Além do scout de oportunidades, José também segue o sourcing de projetos empreendedores nas maiores universidades e institutos de investigação que alimentam o pipeline da ISTART-I seed fund, pesando a sua primeira experiência profissional como investigador na INESC.

José Lopes Costa

jlc 2.png

Doutoramento pela Universidade da Extremadura, economista, empreendedor, consultor de gestão e professor numa universidade privada portuguesa. Especialidades: Estratégia de negócio, Estratégias para competir através da tecnologia, Modelos de negócio, Marketing, Sistemas de informação e Empresas a começar a sua atividade. Desenvolve um projeto pessoal para apoiar empreendedores, nas seguintes áreas: design dos modelos de negócio e a sua validação no mercado, análise competitiva e processo de criação de valor, definição de estratégias à procura de financiamento. Participa nas atividades de mentor em programas de aceleração. Investidor em projetos de Startups (Business Angels).

José Vasconcelos

Empreendedor, gestor e marketeer. Participou na fundação de mais de uma dúzia de empresas. Quatro têm sido bem-sucedidas. José Vasconcelos tem sido o mentor de muitos projetos lucrativos e não-lucrativos. Completou o MBA (MSCM) pelo MIT, Cambridge, MA, USA.

Trabalhou em empresas internacionais como consultor na área de gestão e foi convidado para ensinar empreendedorismo. Divertiu-se a criar, desenvolver e ser mentor de projetos. Viveu na Ásia, África, América do Norte e Europa.

José é um membro do conselho de administração na Earth Indicators e na Fábrica de Startups.

O email é vasconcelos@alum.mit.edu. Contactem caso queiram saber mais. Obrigado.

KIRUBA ESWARAN

ke.png

Kiruba é o Co-Fundador & CMO da Zaask. A Zaask é uma plataforma online para comparação e contratação de serviços profissionais de excelência para uma elevada variedade de serviços desde remodelações de casa a aprender uma nova língua. Apoiado pelo venture funding, Zaask está a tornar-se numa “one stop shop” para todos os serviços.

Tem anos de experiência profissional progressiva em desenvolvimento de software, estratégia de produto e desenvolvimento de negócio em diferentes áreas geográficas, no sector da Tecnologia de Informação e Telecomunicações. No seu atual papel, tem sido fundamental na definição da estratégia do produto, gerir o investimento de “six digit Marketing” e controlo do negócio.

Kiruba tem um uma licenciatura em Engenharia pela Anna University, India, e um International MBA pelo Lisbon MBA (Catolica, Nova & MIT Sloan), Portugal.

Luís Caldas de Oliveira

Luís tem ensinado processamento de sinal e cursos de empreendedorismo a estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Ciência de Computadores, Engenharia Biomédica e Engenharia Aeroespacial no Instituto Superior Técnico (IST) (Universidade de Lisboa). Luís esteve também envolvido em muitas pesquisas e transferência de projetos tecnológicos, patrocinado pela indústria, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Comissão Europeia. Os interesses pela investigação incluem speech processing e, particularmente, speech synthesis e production. Ele foi o co-autor do sistema DIXI, criado em 1991, o primeiro text-to-speech sintetizador para o português de Portugal. Uma versão atualizada deste sistema está, atualmente, a ser vendida pela Voice Interaction SA, a companhia co-fundada pelo Luís em 2008. De 2004 a 2009 foi o director responsável pelos assuntos administrativos do INESC-ID, um instituto privado para investigação sem fins lucrativos. É, atualmente, membro do Conselho Administrativo do IST, para relações empresariais, empreendedorismo e transferência de tecnologia.

Luís Carneiro

Luís tem 17 anos de experiência em design e implementação de soluções para otimizar e automatizar processos de trabalho nas mais prestigiadas empresas de Portugal, Angola e Suíça. É licenciado em Ciências de Computadores, com um curso de especialização em gestão de propriedade especializado em soluções de design para gestão de fundos de investimento e recursos imobiliários.  É, atualmente, o diretor-geral do FundManager, responsável por providenciar soluções e serviços a fundos de investimento imobiliário e gestão imobiliária.

Luís Roquette Geraldes

lrg 2.jpeg

Advogado a trabalhar em finanças empresariais (M&A, incluindo venture capital e equidade privada), finanças e regulamentação financeira, como também negócios contratuais (joint-ventures, acordos comerciais, etc). Experiência em representar clientes nacionais e internacionais, assistindo a negócios complexos e coordenando advogados de outras jurisdições. Representante de empreendedores/promotores e investidores (business angels, angel syndicates e VCs/PEs).

Trabalha extensivamente com startups e empresas em fase inicial, escrutinando problemas legais e falhas nos planos de negócio, providenciando conselhos em financiamento e investimentos, como também objetivos empresariais, comerciais e conselhos contratuais (NDAs, parcerias e IVs, acordos de direitos, investimentos com termo de compromisso, via nota de crédito ou investimentos equitativos). Experiência significativa em crowdfunding, incubadoras e aceleradoras, a preparar programas e documentação legal (via notas de crédito ou investimentos equitativos), e também em aconselhamento e treino das startups participantes.

Marta Lowndes

Empreendedora e artista plástica inspirada em poesia, arquitetura, estratégia, gestão e marketing. Influenciada pelas culturas americanas e europeias. É portuguesa, nascida no Brasil, cresceu no Porto, estudou no Rio de Janeiro e EUA, com um conhecimento profundo na área de negócio. Pensadora independente. Fundadora e CEO da Braganzia – uma startup de joalharia online. Divertidas, flexíveis e deslumbrantes peças da Braganzia tornam as mulheres únicas em muitas ocasiões.

Líder de equipa do programa FastLaunch da Fábrica de Startups. Desenvolvemos e testámos a Braganzia com a metodologia da Fábrica. Methodus SA Board Director – assumiu a liderança do Marketing até 2001. Revisão financeira e administrativa, incluindo relatórios financeiros. Tornou-se CFO em 2002. Continua responsável pela área financeira. Presidente da Timex Portugal – responsável pelo mercado português. Começou como Diretora de Marketing e foi promovida para Vice-Presidente e, mais tarde, Presidente. Restruturou a área de marketing e a área comercial, incluindo a reparação e apoio de serviços. Redefiniu a linha, o preço e as estratégias de venda.

PA Consulting GroupConsultant – Modelo desenvolvido de análises para marketing. Trabalho no projeto para a Timex Portugal.

Timex convidou-a para Diretora de Marketing.

Consultora na Northwestern National Life – Field Project Development e Competitive Analysis. Desenvolvimento do Life Insurance indústria perfil e metodologia para avaliar tendências.

Miguel Carvalho

mc 2.jpg

45 anos, casado e pai orgulhoso de 2 filhos. Miguel é o fundador do Thinkland – Business Innovation, uma empresa de consultoria recentemente formada, para guiar novos e existentes negócios, a transformar e inovar os modelos de negócio através da tecnologia. Miguel é também conselheiro na Microsoft, empresa onde trabalha desde 2012 com a missão de reposição da subsidiária portuguesa como uma solução de negócio, interagindo com Business Decision Makers, permitindo à empresa chegar a áreas técnicas, de IT e de engenharia, enquanto entra em projetos conjuntos com consultores estratégicos. Antes da Microsoft, Miguel foi membro da direcção do Activo Bank by Millennium – Banco Comercial Português onde teve várias posições em Portugal, Holanda e Estados Unidos durante 23 anos da sua carreira na banca e seguros. Liderou e participou em várias tarefas e projetos como Membro do Conselho e Diretor Administrativo do banco BCP nos Estados Unidos – 5 anos, responsável pelas áreas de inovação do Millennium – 3 anos, chefe do planeamento e controlo de custos dos serviços partilhados para o Millennium – 2 anos, lançamento da Médis – primeira empresa de seguros de saúde PPO em Portugal – 2 years, Grupo Ocidental Seguros – primeira seguradora para bancos em Portugal – 4 anos. Tem um MBA pela INSEAD Fontainbleau, France e um mestrado em gestão pelo ISG – Business & Economics School.

Miguel Mira da Silva

Professor de Sistemas de Informação na Universidade de Lisboa e diretor do INOV, instituto de pesquisa onde lidera o grupo “Digital Services Innovation”. Miguel licenciou-se em 1989 e recebeu o diploma de mestre (1993) em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade Técnica de Lisboa, tem um doutouramento (1997) em Ciências Computacionais pela University of Glasgow, e um prestigiante mestrado em gestão designado “Sloan Fellowship” (2005) pela London Business Schoool. Publicou mais de 100 pesquisas em conferências internacionais e jornais, e quatro livros de ensino em Português. Atualmente, Miguel está interessado em governação de IT, inovação de serviços e empreendedorismo.

Miguel Munhoz Duarte

mmd 2.png

Nascido em 1975. Meio português, meio espanhol e meio mexicano por adoção (viveu lá 3 anos).

Atualmente, vive Lisboa com mulher e dois filhos. Antigo marketeer com 10 anos de carreira em empresas de grande consumo como, por exemplo, Danone (iogurtes) e Henkel (detergentes para a casa), ambas em Portugal e no exterior (Alemanha, Espanha, USA e México). Experiência sólida em inovação desde A para Z no mundo empresarial, trabalhou com algumas das melhores e inovadores consultoras no mundo (IDEO, SYP, FROG, PLAY). Cofundador de IMATCH – Creative Collaboration, um negócio criativo e inovador dedicado a consultoria colaborativa para inspirar novas ideias/soluções para desafios complexos de negócio em áreas de inovação, marketing e vendas. Desde 2008, Miguel ajudou a criar inspiração e ideias, compromissos e competências criativas para inúmeras marcas e empresas. Também participou com startups em bastantes programas de empreendedorismo, como orador, mentor e organizador. Ele é um estudante de doutoramento em criatividade/inovação e professor empreendedor convidado e nos seus tempos livres tem tempo para ser curador da Ignite Portugal, uma série de inspiradores eventos que consistem em encontros periódicos para partilhar 5 minutos sobre inovação, criatividade, tecnologia e empreendedorismo.

Pedro Norton de Matos

É mentor e co-organizador do GreenFest, o maior evento de sustentabilidade de Portugal. Traz também um vasto conhecimento em negócio, telecomunicações e IT. Organizador do Expresso XXI fórum, parceiro fundador do Movimento Verde e membro do Comissão de Vencimentos da Brisa. Adicionalmente, é um membro do conselho consultivo da Fábrica de Startups e diretor/fundador da Associação para Inserção em Centros de Inclusão Digital, uma ONG que promove inclusão social através da capacitação digital. Pedro é um consultor estratégico em áreas de coaching e gestão da mudança, e é membro da direção do European Professional Women’s Network (EPWN). Anteriormente, Pedro trabalhou na área comercial da Rank Xerox e da empresa tecnológica Unisys, antes de se tornar CEO na Unisys Portugal, Espanha e Itália. Ele teve o cargo de Presidente na ONI, operadora de telecomunicações portuguesa, e também foi diretor não-executivo da Inapa e membro fundador da MyCharge, Gingko e INCIRCLE. Também foi membro do conselho consultivo da Oracle Ibérica.

Tem licenciatura em Gestão e Organização pelo ISCTE, em Portugal.

 

Pedro Ribeiro Santos

Pedro Ribeiro Santos

Pedro é Diretor Executivo da ESVentures. Ele é o viajante internacional da equipa ESV, pois participa ativamente na vida de inúmeras empresas espalhadas pelo Mundo, e sonda a fiabilidade de oportunidades de investimento internacional recebidas diariamente.

Desde que se juntou à ESV em 2009, tem liderando o conhecimento de equipa no espaço de CleanTech, onde desfruta de um conhecimento profundo das tecnologias procuradas pela ESV, dando bom uso ao seu passado na área de física – campo no qual começou a sua carreira como investigador na Universidade de Oxford.

Em paralelo, ele tem o gosto pelo espaço da Tecnologia de Informação e trabalha com jovens empresas portuguesas, assente na experiência de negócio e forte gestão e das competências analíticas de 14 anos de carreira em gestão e consultoria estratégica (com Accenture e com a Boston Consulting Group) e gestão de linha (tendo exercido como CIO de várias empresas de bebida), complementando com um MBA e um MSc em Economia.

Pedro Rocha Vieira

prv2 (1).jpg

Pedro trabalhou no banco BPI, em corporate retail banking e project finance durante 3 anos. Depois viajou pela América do Sul durante 9 meses. De volta a Portugal, foi project manager do projeto Chapito-Rio (um projeto multifunção social e cultural). Em 2007, co-fundou o Programa de Inovação Social, na TESE (ONG portuguesa). Um hub de inovação social com quatro diferentes áreas de atividade: 1) consultoria estratégica, 2) plataforma de lançamento para projetos de inovação social, 3) projetos locais de inovação, e 4) R&D relacionado com inovação social. Em Setembro de 2009, tornou-se um Free Agent Project Manager & Consultant em inovação social e empreendedorismo, mais tarde entrou na Quotidian como consultor externo e na Stone Soup Consulting. Em Dezembro de 2009, cofundou a Beta-i, uma associação de promoção de inovação e empreendedorismo. Desde Fevereiro de 2010, ele é o coordenador na nova Design Response Unit na Experimenta (usa design para referir problemas sociais). Pedro viveu na Bélgica, Açores, Macau, Viena e Lisboa. Ele estudou Gestão na UCP, fez o ISEP na INSEAD e a pós-gradução “Foresight, Strategy e Innovation” no ISEG.

Tiago Franco

tf 2.jpeg

Fundou a Imaginary Cloud em 2010 e tem liderado a equipa desde aí. Desde o inicio, tem sido guiados por 3 princípios que continuam presentes até o dia de hoje: desenvolvimento, criatividade e soluções sustentáveis, mantendo uma excelente comunicação, sempre transparente, colocando prioridade em inovação e na constante melhoria dos métodos. É por estas razões que a Imaginary Cloud continua a crescer como empresa, ganhando a confiança de bem-sucedidos, progressivos clientes. Estão orgulhosos de continuar a empregar e investir em talentosos programadores e designers em Portugal. Estou sempre contente por falar com motivados e aspirantes programadores de Ruby, iOS e Android sobre os seus planos de carreira.