Hoje estivemos à conversa com Paulo Gaudêncio, um dos empreendedores que pretende revolucionar o mercado das formações profissionais em Portugal!
Com background em engenharia, o Paulo rapidamente descobriu que o seu caminho passava pela área da comunicação. Tendo trabalhado em várias agências percebeu que havia uma necessidade de mercado nas formações profissionais.
"Percebi que 50% do meu tempo de expediente era dedicado a dar formação e que as pessoas passado uma semana perdiam o interesse. Decidi então seguir uma formação com base em vídeos e quizzes de avaliação e funcionou! Em 2013 fizemos um programa de aceleração na Fábrica de Startups e decidimos avançar!"
Assim criaram a eduke.me. Esta startup disponibiliza uma plataforma inovadora que pode ser personalizada pelo cliente e garante acesso a um extenso catálogo de formações profissionais, tanto para empresas como para o consumidor.
"A visão da eduke.me é tornar a formação profissional prática e acessível a um maior número de pessoas, com o custo mais baixo."
Paulo afirma que daqui a seis meses a eduke.me pode seguir um caminho diferente, mas vai continuar a responder às necessidades de mercado e a ser uma plataforma que lhe acrescenta muito valor.
Para os futuros empreendedores, Paulo deixou-nos algumas dicas:
- Não iniciem um projecto sozinhos. Façam-no com pessoas em que confiam e que sejam de áreas diferentes.
- Trabalhem uma ideia que vos apaixone mas que corresponda a uma necessidade no mercado.
- Executar rapidamente: lançar a plataforma rápido e ir adaptando de acordo com a evolução da empresa.
- Participar em programas como o Ideation Week e o Discoveries da Fábrica de Startups, para testar e validar a ideia.
Obrigada pela disponibilidade Paulo, ansiamos por ver o caminho que a Eduke.me vai seguir!
Christina Kronback e Márcia Gonçalves