O “Big Smart Cities” aconteceu em Cascais no dia 17 de Abril e eu enquanto estagiária da Fábrica de Startups tive a sorte de poder assistir ao lançamento deste evento, que é a maior competição de empreendedorismo do país. O BIG smart cities, promovido pela Vodafone Power Lab e pela Ericsson, é uma plataforma nacional com um programa de pré-aceleração que premeia ideias tecnológicas que melhorem a vida nas cidades.
A partir deste projeto, Cascais fica conhecida não só pelo seu mar, pelo sol e pelos maravilhosos passeios como também pela primeira cidade experimental para startups. Para o início do lançamento contámos com uma breve apresentação do programa pelo Mário Vaz, Presidente executivo da Vodafone Portugal, seguido de Miguel Pinto Luz, Vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais e por último, Pedro Queirós, Presidente executivo da Ericsson em Portugal.
Mário Vaz, durante o seu discurso, ainda nos disse que o projeto que começou em 2013, anda de mãos dadas com a inovação e a tecnologia, procurando as melhores ideias de negócio com uma base tecnológica que melhorem a qualidade de vida de todos.
Os mesmos ainda nos explicaram que o principal objetivo do Big Smart Cities é “descobrir e apoiar ideias de negócio, de base tecnológica, e que sejam capazes de melhorar o dia-a-dia daqueles que passam ou vivem nos grandes centros urbanos do país”. Este ano ganha uma nova dimensão, pois dá aos participantes mais e melhores oportunidades - depois de trabalhados os modelos de negócio, as melhores ideias terão uma rede de cidades experimentais onde poderão testar e implementar o seu piloto.
Para os vencedores haverá excelentes prémios. O 1º lugar terá um apoio de 10,000€, uma viagem a um dos pólos de inovação da Ericsson na Europa, um espaço de trabalho e período de aceleração no Vodafone Power Lab durante seis meses e ainda o acesso à cidade experimental para a realização de todos os testes necessários. Para os restantes vencedores (2º e 3º lugar) haverá 2500€, o acesso à cidade experimentar e também o período de seis meses no Vodafone Power Lab.
O Big Smart Cities irá percorrer várias cidades de Portugal, tais como Évora, Porto, Lisboa, Coimbra e Braga. Por isso, se queres ser BIG e se tens todos os requisitos pretendidos, não percas esta grande oportunidade de puderes passar a tua ideia dos “powerpoints para o negócio”!