Rita Frade: Estar ou não estar nas redes sociais. Aqui não há questão

Rita Frade: Estar ou não estar nas redes sociais. Aqui não há questão

Hello, it's me… Estou de volta! E desta vez não vos venho falar sobre organização, mas sim sobre um tema que considero relevante, sobretudo, para quem ainda não tem o seu negócio na Internet: a importância de estar presente nas redes sociais.

© Ana Oliveira, Fábrica de Startups

© Ana Oliveira, Fábrica de Startups

Sabiam que, de acordo com o relatório Global Digital Reports 2020, da We Are Social e da Hootsuite, mais de 4,5 mil milhões de pessoas em todo o mundo utilizam a Internet e que mais de 3,9 mil milhões utilizam as redes sociais? É verdade. Esse mesmo relatório refere, ainda, que em Portugal, em janeiro, havia cerca de 7 milhões de utilizadores de redes sociais, o que corresponde a mais de 70% da população.

Se esta não é uma razão suficientemente forte para vos convencer a estar presentes nas redes sociais, aqui ficam mais algumas:

  • Atraem tráfego para o site e/ou blog;

  • Ajudam a divulgar e a fortalecer a marca;

  • São um canal de comunicação com os clientes;

  • Educam (por meio de divulgação de conteúdos);

  • Vendem produtos e/ou serviços.

 

Mas, como é que nós sabemos em que redes sociais a nossa empresa deve estar presente?

Facebook, Instagram, LinkedIn, Twitter, YouTube, TikTok… a lista é longa. Atualmente, há uma panóplia de redes sociais, mas isso não significa que tenhamos de estar presentes em todas elas, até porque cada negócio é um negócio. Por isso, em primeiro lugar, é preciso perceber onde é que está o nosso público-alvo, por exemplo através da criação de personas, isto é, personagens criadas por nós, que representam o nosso público-alvo. Depois, é preciso testar, ou seja, podemos, por exemplo, criar uma página numa rede social e, no final, chegar à conclusão de que afinal esta não é a mais indicada para o nosso negócio.

 

Que conteúdos podemos partilhar?

Há uma série de conteúdos que podem ser partilhados. Aqui ficam alguns exemplos:

  • Frases inspiradoras;

  • Checklists;

  • Timelines;

  • Notícias relevantes;

  • Lançamento de novos produtos;

  • Testemunhos dos clientes;

  • Prémios;

  • Inquéritos;

  • Promoções;

  • Eventos;

  • Webinars;

  • Infografias.

 

Com que frequência devemos partilhar conteúdos?

A publicação de conteúdos nas redes sociais também varia de negócio para negócio. Por exemplo, para uma empresa pode fazer sentido partilhar um conteúdo mais simples todos os dias e um mais rico uma vez por semana e para outra não.

O importante é mantermos as nossas redes sociais ativas, alimentando-as com conteúdos que sejam interessantes e relevantes para o nosso público-alvo.

 

Qual a melhor hora para publicar conteúdos?

Tal como expliquei no meu último We Are On, não há uma fórmula exata que nos diga qual a melhor hora para se publicar nas redes sociais. Cada uma funciona como cada qual e não há um horário único para todas.

O ideal é mesmo consultar as ferramentas de análise que cada uma das redes sociais disponibiliza, como a secção “Estatísticas” do Facebook, para perceber qual o melhor dia da semana e a melhor hora para se publicar um determinado conteúdo.

E, se quiserem manter-se organizados (desculpem… eu sei que disse que não ia falar sobre organização, mas é mais forte do que eu), podem sempre criar um calendário de conteúdos. Eu já partilhei o meu, aqui.

 

Como podemos medir a nossa presença nas redes sociais?

Tenho a dizer-vos que esta é, provavelmente, uma das tarefas mais importantes, porque só assim conseguimos avaliar se todo o esforço que estamos a fazer está ou não a ser em vão. Para além disso, vai-nos também permitir ficar a conhecer melhor o nosso público-alvo.

Para nos ajudar nesta tarefa, as redes sociais disponibilizam ferramentas de Analytics. No caso do Facebook, como já referi anteriormente, há uma secção de “Estatísticas”, que nos permite acompanhar, em tempo real, a evolução das nossas publicações.

 

Se, entretanto, quiserem saber mais sobre redes sociais, podem assistir gratuitamente, aqui, às vídeo-aulas da Academia Comércio Digital, da qual a Fábrica de Startups é parceira. Mas, se preferirem, também podem assistir, em direto, aos Webinars do Comércio Digital (mais informações, aqui).

Da minha parte, é tudo… Por agora.

Não se esqueçam de criar as vossas páginas nas redes sociais! #BigSisterIsWatchingYou

Texto escrito por:

Rita Frade, Coordenadora de Marketing da Fábrica de Startups