O Tourism Ideation Week, programa que gera ideias para responder aos desafios no setor do turismo e as põe em prática, chegou ao fim.
Ao todo, meia centena de participantes for selecionada neste bootcamp intensivo de cinco dias na Fábrica de Startups. Após notas introdutórias sobre o setor do turismo, dadas por António Lucena de Faria, CEO da Fábrica de Startups, e pela NOS, Deloitte Digital, entre outros, formaram-se equipas.
Estas fizeram 'trabalho de campo' ao saírem para a rua para entrevistar turistas, podendo logo identificar os desafios no turismo em Portugal, e Lisboa em particular. De regresso à Fábrica de Startups as equipas debateram e identificaram ideias, baseadas na metodologia ensinada pelo António Lucena de Faria, que fossem solucionar melhor os desafios, criando um modelo de negócios.
O último dia, contando com a presença da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho e dos presidente e diretor do Turismo de Portugal, Luís Araújo e Sérgio Guerreiro, respetivamente, foi dedicado a treinar e posteriormente fazer o pitch, ou seja, uma apresentação curta e sucinta do projeto em que cada grupo esteve a trabalhar nessa semana.
As equipas vencedoras ganharam entrada direta no programa de aceleração da Fábrica de Startups, Discoveries, para startups nacionais e internacionais relacionadas com viagens e turismo, com a duração de um mês, acesso gratuito durante seis meses ao Startup Campus, incluindo espaço de trabalho, salas de reunião, acesso a mentores, eventos e outros programas da Fábrica de Startups. Têm ainda a oportunidade de integrar a Koncept, especialista na construção de protótipos e de propostas de valor no mercado e apoio no processo de angariação de fundos.
Foram diversos os projetos vencedores , de entre eles, destaca-se o que ficou em primeiro lugar, composto por Ana Cardoso, Aristides Preto, Diogo Moreira, Dmitry Kvochkin e Tiago Silva, que apresentaram um projeto de spots fixos espalhados pela cidade de Lisboa, onde através do uso de óculos especiais se vê e aprende em realidade virtual sobre os diversos pontos históricos da cidade de Lisboa, podendo também aceder à compra imediata de bilhetes para atrações culturais.