Carolina Silva: Me, Myself and Mondays
Hi stranger! Provavelmente, neste momento, estás a perguntar-te quem é que eu sou, de onde é que venho e como é que vim parar à Fábrica de Startups.
O meu nome é Carolina Ferreira da Silva e sim. Faço questão de assinar tudo com o meu nome completo, porque simplesmente o meu primeiro e último são tão comuns, que assim consigo destacar-me de alguma forma (freak, eu sei).
Sou licenciada em Direção e Gestão Hoteleira, tenho uma Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Eventos e estou atualmente a frequentar o primeiro ano do Mestrado em Ciências da Comunicação e tenho... 22 anos feitos muito recentemente. Quando conto isto às pessoas, recebo todo o tipo de reações tais como: “Impossível!”, “Não te cansas de estudar?” ou até “Por quê tantas áreas diferentes?”.
© Ana Oliveira, Fábrica de Startups
Acredito que a efemeridade da vida leva-nos, muitas vezes, a perguntar-nos quem é que realmente somos e o que é que queremos mesmo fazer. É por isso é que todos os dias trabalho com um só fim: alcançar o expoente máximo da felicidade. Não só a felicidade pessoal, mas acima de tudo a felicidade profissional. Só através da fusão de ambas é que é possível viver em plena harmonia.
Depois de alguns anos, até os astros se alinharem, estou finalmente a realizar o meu sonho e a seguir o caminho que já há muito deveria ter começado: a comunicação.
Encaro esta oportunidade na Fábrica de Startups com a maior seriedade e abraço todos os desafios com a maior energia possível. Acredito que é essencial deixar um bocadinho de nós em tudo aquilo que fazemos e, como tal, prometo que todo o meu trabalho será sempre aprimorado com a dose de carinho, determinação e profissionalismo que me caracterizam.
Faz hoje um mês que iniciei o meu trabalho e não podia estar mais feliz. É o meu primeiro trabalho a sério (visto que ainda só tinha feito estágios, estágios e mais estágios curriculares) e tive a sorte de ser recebida por uma equipa incrível. Sim. A equipa é mesmo incrível: o espírito de entreajuda que existe é extraordinário. Ninguém é deixado à deriva e trabalhamos todos para o mesmo: elevar o nome da empresa que representamos, enquanto fazemos o que nos preenche.
Vou confessar uma coisa: antes de começar a trabalhar odiava as segundas-feiras. Sim. Eu e mais 90% da população, não é? Eu sei, mas acreditem que no meu caso era mesmo grave... Eu já nem dormia de domingo para segunda... E, desde que comecei a trabalhar na Fábrica de Startups, não há um domingo em que eu não tenha o melhor sono da semana. Todas as segundas-feiras temos reunião de equipa e é um dia excelente. Não só é excelente, porque falamos de todo o trabalho realizado ao longo da semana, como também é o dia em que consigo estar com todos os meus colegas.
Se há coisa que retive das nossas reuniões foi como se deve conduzir uma reunião de forma a que seja o mais eficiente possível. Há coisas que não podem e não devem falhar, tais como:
Enviar a agenda da reunião a todos os elementos da equipa que indique exatamente quais os temas que irão ser abordados;
Estabelecer uma hora de início e de fim da reunião, com o objetivo de evitar a discussão de temas que não estejam agendados ou não sejam pertinentes naquele momento;
Fomentar a partilha daquele que foi o “ponto alto da semana” de cada um e celebrá-lo, enaltecendo deste modo o trabalho desenvolvido;
Promover a troca de ideias e de sugestões ao longo da reunião de forma a que o trabalho desempenhado pelos vários elementos possa ser aprimorado;
Definir sempre metas tangíveis para a semana seguinte.
Confesso que também acrescentaria nesta lista que a presença de alimentos doces nas reuniões também é fulcral para o sucesso da mesma... Um docinho de vez em quando nunca fez mal a ninguém, não é? O nosso problema é que somos todos gulosos e é (quase) todas as segundas-feiras...
Acreditem… Não são as segundas-feiras que são péssimas, mas sim a nossa falta de vontade ou de prazer pelo que fazemos. As minhas eram, mas não nunca mais serão! I’m pretty sure!
Texto escrito por:
Carolina Silva, Community Manager da Fábrica de Startups