Tourism Explorers aproxima-se do fim. O Sprint Final é já esta quinta-feira
A 3ª edição do maior programa nacional de criação e aceleração de startups na área do Turismo termina já esta quinta-feira, dia 24 de outubro, no Parkurbis, Covilhã. Para além das 12 melhores startups, de 12 cidades diferentes, a Grande Final Nacional vai também contar com a presença de investidores, parceiros e de vários convidados da comunidade nacional e local.
Depois de 6 semanas de trabalho, as 12 melhores startups da área do turismo, de 12 cidades diferentes (Abrantes, Angra do Heroísmo, Aveiro, Caldas da Rainha, Coimbra, Covilhã, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Porto e Setúbal), vão agora disputar o 1º lugar da 3ª edição do Tourism Explorers na Grande Final Nacional. O sprint final das startups vai realizar-se esta quinta-feira, dia 24 de outubro, no Parkurbis, Covilhã (a participação é gratuita, mediante inscrição).
Durante a tarde, os empreendedores, das 12 startups, vão apresentar os seus projetos a um grupo de jurados, investidores, parceiros, imprensa e comunidade local, numa competição de pitches. No final, só um sairá vencedor e levará para casa um incentivo no valor de 10.000€.
Na corrida ao 1º lugar estão startups que querem ajudar os turistas a descobrir e selecionar eventos populares a visitar durante a estadia, startups que querem ajudar pequenas e médias empresas a resolver o longo e segmentado processo de organizar eventos, startups que ajudam utilizadores de mobilidade elétrica a resolver o problema do carregamento e aparcamento fora de casa, entre outras.
O evento será transmitido em direto através dos canais de YouTube e Facebook da Fábrica de Startups.
Ao longo de 9 Bootcamps (3 na fase de Ideação e 6 na fase de Aceleração), os mais de 700 empreendedores, das 12 cidades do país, tiveram oportunidade de criar ideias inovadoras e desenvolver os seus negócios com a ajuda de vários formadores, oradores e mentores, especialistas da área, como António Lucena de Faria e José Arthur Vasconcelos, da Fábrica de Startups, Afonso Rebelo de Sousa, da Bundl, ou André Marquet, da Productized.
O Tourism Explorers é um programa organizado pela Fábrica de Startups, em parceria com o Turismo de Portugal, que tem como objetivo promover o empreendedorismo em Portugal, através da criação e apoio ao desenvolvimento de novas startups relacionadas com o setor do turismo.
O Tourism Explorers conta, ainda, com o apoio de vários parceiros, como as Escolas do Turismo de Portugal, a Portugal Ventures, a StartUp Angra, Universidade da Beira Interior (UBI), o Parkurbis, o Tagusvalley, a Universidade de Aveiro, o PCI · Creative Science Park Aveiro Region, a TERINOV ou a Universidade de Évora.
AGENDA – Tourism Explorers: O Sprint Final
14:00 - Receção dos participantes
14:30 - Abertura
14:35 - Debate: As Incubadoras e o Empreendedorismo
Startup Angra (Fábio Santos)
PCI / Universidade de Aveiro (Eva Andrade)
Fábrica de Startups (António Lucena de Faria)
Universidade de Évora (Jaime Serra)
Universidade da Beira Interior (Professor José Páscoa)
Parkurbis (Daniela Marta)
Moderador: NEST (Roberto Antunes)
15:05 - Apresentação dos Projetos
17:25 - Deliberação do Júri
18:00 - Anúncio dos Vencedores