O que uma incubadora pode dar à tua startup.

Os empreendedores têm normalmente poucos recursos, conhecimento e tempo muito limitado. Precisam de se focar no core do seu negócio e estarem integrados num ambiente propício ao crescimento da startup acaba por se revelar determinante no sucesso da empresa. É nesta fase que as incubadoras assumem um importante papel.

O conceito nasceu em 1956 em Batavia, nos Estados Unidos, quando, depois da falência de um grande parque industrial, o proprietário decidiu alugar o espaço a várias pequenas empresas. Desde então, as incubadoras foram-se reproduzindo e há neste momento 7000 em todo o mundo. Como os bebés quando nascem, as startups também são vulneráveis nos primeiros tempos, pelo que crescer num ambiente protegido é uma enorme vantagem. As estatísticas provam que a taxa de sobrevivência de uma empresa incubada é 3 vezes maior que as não incubadas e que as empresas em incubação crescem mais rápido do que em condições normais.

Mas, afinal, o que é uma incubadora e como pode ajudar uma startup?

As incubadoras de empresas acompanham o desenvolvimento dos negócios no período em que estes estão em desenvolvimento e ajudam-nos a crescer prestando serviços de aconselhamento e mentoring, um espaço físico onde podem desenvolver-se, uma rede de contactos e um ecossistema empreendedor decisivo na concretização da ideia de negócio. 

A Fábrica de Startups é uma das mais reconhecidas incubadoras  em Portugal e um nome em destaque no mundo do empreendedorismo. Para além do espaço – o maior hub de empreendedorismo do país, em pleno centro de Lisboa –, providencia o acesso a uma rede de mais de 50 mentores, organiza eventos de networking e aprendizagem entre investidores e empreendedores e promove o contacto regular das empresas incubadas com parceiros e potenciais clientes, em eventos constantes em que todas as startups participam, de forma a desenvolverem a sua própria rede.

A entrada na incubadora é criteriosa – a Fábrica procura equipas comprometidas a 100% com o seu projeto, líderes dinâmicos e proativos e startups orientadas para a aquisição de clientes e vendas, ainda que não sejam da área tecnológica – e o DemoDays powered by Fidelidade é uma chave de acesso. Conhecido internacionalmente como um evento em que se mostra a startup ao mundo, o DemoDays powered by Fidelidade, aqui, não é mais do que o exame de acesso à Fábrica de Startups. Se com o pitch não conseguir convencer o júri, o empreendedor leva o feedback e alguns conselhos sobre como aperfeiçoar o seu modelo de negócio. Se for o eleito, garante 6 meses grátis de incubação no Startup Campus powered by Banif.

“A Fábrica de Startups ajudou-nos a criar e a fortalecer contactos que vieram a tornar-se clientes mais tarde”, conta Guilherme Lopes, co-fundador da ClinkPic, a primeira startup a vencer o DemoDays powered by Fidelidade. Esta jovem empresa apresenta um produto único e inovador: através de uma simples foto, cria um anúncio interativo ou loja digital e, num clique, é possível descobrir qual é o artigo da imagem, quanto custa ou onde se pode adquiri-lo. Guilherme reconhece a importância de estar integrado neste contexto e num ecossistema que faz da rede de contactos a sua grande mais valia: “É muito importante estar aqui pela facilidade de acesso a tudo e porque temos sempre o apoio de todos os elementos da Fábrica de Startups”. Já Manuel Albuquerque, fundador da PrimeTag, premiada no mês de novembro, confessa que decidiu participar pela mais valia de estar incubado neste espaço no centro de Lisboa. “Temos a maior parte dos clientes em Lisboa, precisávamos de estar mais perto deles e ter a oportunidade de estar durante 6 meses gratuitamente a trabalhar a partir da Fábrica de Startups faz toda a diferença”, admite.

O centro de empreendedorismo da Fábrica de Startups acolhe empresas em várias fases de desenvolvimento (de que são exemplo Imaginary Cloud, Zaask, HomeHunting e Eduke.me) e a partilha que resulta desta convivência é o elemento diferenciador, que dita o sucesso da Fábrica de Startups. Desde o início do projeto já foram incubadas 42 startups, física e virtualmente, e o apoio e as orientações estratégicas mantêm-se regulares.

Estar incubado na Fábrica de Startups pode significar o salto entre “o negócio gerido em moldes familiares e amadores” e a necessária etapa de profissionalização da empresa. É isso que espera Pedro Lobato, da YouCook, uma escola de cozinha online com receitas gourmet ensinadas em vídeo, que venceu a edição de janeiro do DemoDays powered by Fidelidade e vai ser incubada na Fábrica em breve. “Ganharemos estrutura e bases para desenvolver novas áreas de negócio e acreditamos que a presença na Fábrica nos vai abrir portas a novos clientes”.

Desde a primeira edição do DemoDays powered by Fidelidade, que decorreu em outubro do ano passado, a Fábrica de Startups já recebeu dezenas de candidaturas e continua a procurar os mais inovadores e promissores negócios para incubar num dos melhores espaços para startups da Europa, onde se respira o verdadeiro espírito empreendedor nacional.