O retrato em Portugal: as startups e o ecossistema de empreendedorismo

O Retrato em Portugal: As Startups e o Ecossistema de Empreendedorismo

Como sabes, o impacto que a COVID-19 está a ter na economia é também uma das grandes preocupações da Fábrica de Startups. Foi por isso que decidimos reunir aqui alguns estudos que refletem a situação atual. Estaremos atentos e a acompanhar a evolução destes dados.

© Ana Oliveira, Fábrica de Startups

© Ana Oliveira, Fábrica de Startups

  • COVID-19: Impact on Tourism Startups

A Portuguese Travel Tech Community - da qual a Fábrica de Startups é parceira - levou a cabo um inquérito, entre os dias 17 e 27 de março, para analisar o impacto da COVID-19 nas startups de Turismo, em Portugal. Segundo os resultados desta análise, 75% das startups estão a ser afetadas com o cancelamento e adiamento de eventos. Esta análise resulta da participação de 42 startups.

Mais informações aqui

  • Inquérito a startups de turismo acerca do impacto do Covid 19

O NEST - Centro de Inovação do Turismo em Portugal realizou, entre março e abril, um inquérito para analisar o impacto da COVID-19 nas startups de Turismo.

Uma das principais conclusões deste inquérito é que as medidas listadas de potencial apoio podem ser resumidas a 5 C's:

  • Capital (58%)

  • Conhecimento (7%)

  • Conexão (7%)

  • Comunicação (14%)

  • Continuidade (14%)

Outro dos resultados deste inquérito é que a grande maioria das startups sente que a sua existência é incerta, tanto pelas mudanças já sentidas como pelas que ainda se vão fazer sentir e que a sua maior preocupação está relacionada com a perda de rendimento devido à diminuição das vendas. Relativamente aos planos para reduzir a força de trabalho, houve uma divisão de respostas. No entanto, a maior parte não apresenta plano.

Mais informações aqui: NEST - Centro de Inovação do Turismo em Portugal

  • O Ecossistema de Empreendedorismo Português e a COVID-19

A Aliados Consulting, em parceria com a FES Agency, realizou entre os dias 21 e 24 de março um inquérito a 78 empreendedores, CEO e diretores de startups com escritórios em Portugal. Uma das principais conclusões deste estudo é que a grande maioria (perto de 3/4) das startups portuguesas está a sofrer um impacto económico negativo com o surto da COVID-19.

Mais informações aqui: O Ecossistema de Empreendedorismo Português e a COVID-19

  • O Ecossistema de Empreendedorismo Português e a COVID-19 - Análise do Impacto (Maio 2020)

No início de maio, a Aliados Consulting, em parceria com a FES Agency, voltou a inquirir Fundadores e CEOs sobre a situação atual das suas empresas. Uma das principais conclusões é que a sua visão é hoje mais otimista do que aquela que foi encontrada em março:

  • 90,2% das startups não fizeram despedimentos;

  • 82% não procederam com reduções de salários;

  • 44,3% estão, inclusivamente, a contratar, sendo que o perfil tecnológico é o mais procurado.

Mais informações aqui: O Ecossistema de Empreendedorismo Português e a COVID-19 - Análise do Impacto (Maio 2020)

  • Coface

A pandemia da COVID-19 levou a Coface a rever as previsões para a evolução de falências de empresas a nível global. De acordo com um relatório publicado pela seguradora de créditos francesa, Portugal vai ter uma das menores subidas de falências mundiais devido ao novo Coronavírus.

Mais informações aqui: Coface: Portugal vai ter uma das menores subidas de falências mundiais devido à covid-19

  • What does it take? Europe’s startup ecosystem navigating the COVID-19 crisis

A European Startups publicou um relatório que fornece uma visão em grande escala sobre a forma como a crise provocada pelo Coronavírus está a afetar as startups na Europa.

Mais informações aqui: European Startups