A segunda edição do Discoveries, programa de aceleração para startups nacionais e internacionais relacionadas com viagens e turismo contou com 21 participantes e distinguiu as startups Consulta do Viajante, Hotel Hoppers e Tripwix.
Esta última edição do programa Discoveries, que contou com o apoio do Turismo de Portugal, realizou oito bootcamps intensivos, ao longo de um mês, onde foram desenvolvidos workshops, em parceria com a Deloitte e a NOS, reunindo speakers ligados à inovação, como o CEO da Fábrica de Startups, António Lucena de Faria.
O programa seguiu a metodologia da Fábrica de Startups, realizando “trabalho de campo”, através de entrevistas a turistas realizadas na rua, de forma a melhor conhecer o seu público alvo e reavaliando continuamente o seu modelo de negócios, de forma a torná-lo mais competitivo e ajustado ao mercado.
As três equipas vencedoras vão beneficiar de seis meses de incubação gratuita no Startup Campus, incluindo o apoio de mentores, eventos e outros programas da Fábrica de Startups e acesso direto ao concurso Prémio Caixa Empreender, iniciativa que reconhece e promove startups e pequenas e médias empresas. Têm ainda a oportunidade de integrar a Koncept, especialista na construção de protótipos e de propostas de valor no mercado e apoio no processo de angariação de fundos.
A startup classificada em primeiro lugar, Consulta do Viajante, foi fundada por Diogo Medina e trata-se de uma plataforma de telemedicina portuguesa dedicada a ajudar quem viaja para destinos tropicais, fornecendo aconselhamento médico personalizado sobre vacinas ou medidas de proteção a adotar. Em segundo lugar ficou a Hotel Hoppers, criada pelo japonês Hisashi Takizawa, pelo americano Kevin Waskelis e pela romena Andreea Nistor. A terceira selecionada, a TripWix, é constituída por dois portugueses, Francisco Bessa e Miguel Carvalho, a que se juntaram o canadiano Aaron Fisher e a inglesa Lisa Bruno.
O último dia do Discoveries contou com a participação da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo, tendosido dedicado à realização de um pitch, uma apresentação curta e sucinta do negócio, realizada por todas as participantes.
Para obter mais informações sobre as startups que participaram na segunda edição do Discoveries, por favor consulte aqui o site do programa.