O estágio na Fábrica de Startups

Faltam poucos dias para terminar o meu estágio na Fábrica de Startups, apesar de me parecer que comecei há duas ou três semanas. Na verdade, foi em fevereiro que iniciei esta etapa da minha vida, portanto já lá vão mais de três meses. Isto significa que o estágio correspondeu às minhas expetativas e que fiz uma escolha acertada.

Tinha intenções de aprender mais sobre empreendedorismo, mas o que mais queria saber era o que está por detrás de uma startup e o que contribui para o seu sucesso. Tinha alguma curiosidade, mas acima de tudo tinha imensas questões sem resposta, das quais posso destacar:

· “Como é que se sabe que uma simples ideia tem potencial para se tornar em algo muito mais significativo?”

· “Qual é o próximo passo para desenvolver a minha ideia?”

· “De que é que depende o sucesso de uma startup?”

Felizmente é neste campo que a Fábrica de Startups é muito forte. Na altura sabia muito pouco e queria respostas, de preferência respostas dadas por alguém com experiência na área. Assim, iniciei o programa de estágio, que estava de acordo com o que pretendia.

Conheci o pessoal que já trabalhava na empresa, assim como os outros estagiários com quem ia trabalhar. Eramos um grupo bastante variado, visto que incluía pessoas de áreas não diretamente relacionadas com gestão/economia (como era o meu caso) e também porque alguns deles eram estrangeiros. Fiquei bastante satisfeito com este facto, pois quase tive uma experiência internacional dentro do meu próprio país. Todos estes colegas foram fundamentais neste percurso, pois, independente de terem mais ou menos experiência que eu, sinto que aprendi alguma coisa com cada um deles. No fundo, todos contribuíram para eu abrir os horizontes e melhorar as minhas capacidades de trabalho em equipa. O espaço open space onde trabalhamos promove muito mais a entreajuda e a partilha de informação entre todos, tornando o grupo mais forte.

Comecei por aprender alguma teoria e a partir daí foi tudo muito prático. Sou alguém que gosta de ver que há uma aplicação prática naquilo que aprendeu e aqui tive a oportunidade de o fazer. A maior parte da minha aprendizagem foi feita através da aplicação dos conhecimentos adquiridos no início. Aprendi também a estruturar o meu pensamento e ideias e a pensar de forma mais criativa. Tive contacto direto com os materiais que a Fábrica fornece a quem pretende criar a sua startup e também a oportunidade de conversar com os responsáveis pelas várias startups aqui incubadas. Representei a empresa em alguns dos maiores eventos de empreendedorismo em Portugal, como o Caixa Empreender Awards.

A Fabrica de Startups é bastante conhecida pelos seus vários programas de Ideação e de Aceleração, que abrangem as mais variadas áreas de negócio. Não só tive a oportunidade de trabalhar em algum conteúdo relacionado com esses programas como também fui participante num deles.

A Ideation Week for Retail foi uma das melhores experiências que tive até ao momento, pois fui um concorrente, tal como todas as outras pessoas que se tinham inscrito no programa. As equipas concorreram entre si, mas no fundo o espirito de cooperação imperou e isso contribuiu imenso para o sucesso de cada uma das mesmas. Foi uma oportunidade única de trabalhar com pessoas que não conhecia antes (a maioria com mais experiência do que eu) e também de contactar com os vários mentores e profissionais da Fábrica, da Deloitte Digital, da Sonae e da NOS. A minha equipa teve a felicidade de ficar no 3º lugar, mas para mim o maior prémio foi sem dúvida o que aprendi com todos estes mentores e colegas de trabalho e a ferramentas que levo para o futuro. Foi algo que só num programa destes seria possível e não podia estar mais satisfeito por ter participado.

Uma prova de que, de facto, considero que este estágio valeu a pena é o facto de ter ficado mais tempo do que esperava ficar inicialmente. Tenho a certeza que evoluí bastante pessoalmente e que adquiri competências que me serão muito úteis no meu futuro profissional.

Rodrigo Bernardes