Ana Oliveira: Sugestões para despertar a criatividade em Home Office

Ana Oliveira: Sugestões para despertar a criatividade em Home Office

2021 entrou com o pé direito no calendário anual. Cheio de promessas e oportunidades, apesar de já haver uns zum zuns aqui e ali sobre um assunto do qual já estamos carecas de ouvir falar... A esperança manteve-se firme, apesar dos primeiros sinais de “o comércio vai fechar”, “festivais de verão vão ser cancelados”, “voar para o estrangeiro não é aconselhável”. Em meras semanas, já estávamos novamente em casa a trabalhar.

© Ana Oliveira, Fábrica de Startups

© Ana Oliveira, Fábrica de Startups

Uma das grandes alterações que veio com a Pandemia e, pessoalmente, a minha favorita, é o Home Office. Mas, nem tudo é perfeito. Apesar de termos a sensação de uma maior liberdade, a verdade é que o Home Office tem as suas complexidades. Existem várias interrupções: os avós estão sempre a ligar, a internet está sobrecarregada e, para quem não está habituado, o “isolamento” pode afetar a criatividade. E experimentem receber briefings por mensagens para conhecerem toda uma nova dificuldade.

O que torna a criatividade tão especial, é o facto de não precisar de estar ligada a um sítio específico. Para despertar a criatividade, estando a trabalhar a partir de casa, é importante que as pessoas estejam num bom espaço. Físico e mental. Mais fácil de dizer do que fazer, mas proponho aqui algumas sugestões caseiras que podem ajudar:

  1. Dez minutos de passeio pelas redondezas. Um pouco de natureza faz bem a qualquer alma.

  2. Não saltar refeições. As chamadas de zoom podem esperar.

  3. Comunicar de forma constante com a equipa. Partilhar frustrações e preocupações, mas principalmente sugestões.

  4. Ouvir Podcasts. Para quando a música se torna uma distração e é preciso um pouco de companhia.

  5. Manter um Diário Visual. Físico ou digital, ter uma biblioteca visual à mão é sempre bom para estimular a criatividade. (Amantes de scrapbooks, acusem-se!).

  6. Procurem Feedback. Quando já estão com confiança em relação às vossas ideias, testem. Partilhem e procurem obter opiniões válidas. Acreditem que um olhar mais distante vai dar-vos uma nova perceção sobre os resultados.

Acima de tudo o importante é testar! Perceber o que funciona melhor para vocês. Mais dica menos dica, o fundamental é uma boa saúde mental. As boas notícias é que já vamos a meio de 2021! 2022 é o nosso ano, estou a sentir.

Texto escrito por:

Ana Oliveira, Designer da Fábrica de Startups