Este verão, eu tive a oportunidade de estagiar na Fabrica de Startups durante um período de dois meses. Tendo nascido em Lisboa, mas crescido no estrangeiro, este último ano foi a primeira vez como Lisboeta residente. Este estágio na Fabrica permitiu-me também experimentar o mundo profissional pela primeira vez. Com Lisboa a crescer lentamente como centro de Startups da Europa, servindo de pano de fundo, o meu tempo na Fábrica deu-me uma lição valiosa sobre esse mundo. Juntamente com outros 8 estagiários, o verão de 2017 foi para aprender, rir e crescer.
Ao longo de dois meses, trabalhei de perto em eventos como o Tourism Explorers e o EDP Open Innovation. Desde o início tivemos um objetivo claro: aumentar o número de candidaturas. Com o Tourism Explorers em 12 cidades em simultâneo, alcançar esse objetivo era vital, mas não demorou muito para que as dificuldades em organizar um evento de ideação em larga escala se tornassem visíveis. As cidades no interior do país ainda não têm o ambiente empreendedor necessário para apoiar um ecossistema para startups. O meu objetivo foi para ajudar a desenvolver esse ecossistema e, ao mesmo tempo, divulgar os benefícios associados à participação no Tourism Explorers. No entanto, Castelo Branco, a cidade pela qual eu era responsável, foi o exemplo de que talento vem de todo o lado. O nosso alvo de 300 candidatos foi superado, e a equipa que representou Castelo Branco venceu a fase ideação (uma pequena vitória para mim também).
Com a primeira fase do evento concluída, pude focar-me no próximo evento: EDP Open Innovation. Aqui, 15 empresas de Portugal, Brasil e Espanha vão ser convidadas para participar numa programa de aceleração com foco no setor de tecnologias limpas e energias renováveis. Parceria com uma grande empresa num evento como este é excitante, especialmente quando as áreas de tecnologia limpa e sustentabilidade são áreas que eu acho altamente interessantes. Além disso, a pesquisa que estive a fazer mostrou-me varias soluções inovadoras e criativas oferecidas por startups por todo o mundo.
Com o meu tempo na Fábrica a chegar ao fim, há muito que pode ser tirado deste estágio de verão. Ter o escritório do outro lado da estrada da praia é ótimo para dar aqueles mergulhos na hora do almoço. Oito estagiários sentados 9 horas por dia, lado a lado, são um desafio para quem gosta de um escritório silencioso. Falar em inglês, e mesmo espanhol ao telefone não é assim tão simples. Mas a lição mais valiosa que aprendi foi a perseverança. O empreendedorismo é um conceito excitante, no entanto, apenas a capa é falada em vez do conteúdo. Houve momentos de frustração e falta de motivação, mas mesmo esses ocasiões são importantes, pois não há nada fácil na construção de uma ideia, ou, no nosso caso, organizar um evento de ideação/aceleração. Cada e-mail ou ligação telefónica feita foi um passo na direção certa e, embora a caminhada tenha sido longa, chegámos ao nosso destino.